domingo, abril 10

AVENTURAS: MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL NO CCBB

Eu e os pequenos, Pi, X e F partimos para uma aventura de final de semana com destino a São Paulo. Encontramos amigos e visitamos algumas exposições, uma delas no CCBB.
Confesso que eu só conhecia um quadro do Mondrian, por esse motivo foi irresistível essa visita. Gosto tanto das salas de vídeos que tem no CCBB, pois elas permitem você aprender a apreciar o que esta vendo.

Um dos vídeos era como se fosse uma linha do tempo, mostrando as obras mais importantes do Mondrian e sua evolução como pintor. O outro era sobre sua vida e sua contribuição para a sociedade e por último, um vídeo  que contava sobre o movimento De Stijl (O Estilo) da qual ele fazia parte, iniciado como revista em 1917 por artistas, designers e arquitetos da época, em busca da harmonia universal de todas as artes.
Para você ter uma ideia minha avó nasceu em 1926 e o design Gerrit Rietveld, criou a Cadeira Vermelha Azul em 1917 e a casa Rietveld Schröder em Utrecht 1924. Eu achei isso incrível! O movimento De Stijl rompeu com os padrões da época, criando coisas que até hoje são consideradas modernas e ousadas.
Teve também, um momento fofo! No dia estava tento visita de escolas e tinha uma menininha, de uns 6 anos, que ficou olhando pra mim e para os pequenos que estavam na bolsa um tempão. No seu rosto um ar curioso, sabe? Até pensei em contar para ela a história do Planeta18 e perguntar se aceitaria levar os pequenos para uma aventura, mas como tinha mais crianças, não foi possível.
Outro ponto positivo da exposição eram as partes interativas: uma cadeira gigante, uma tela para você criar e outra para tirar foto dentro do quadro. Além dos ricos detalhes, como os painéis e os bancos, deu até para fazer uma intervenção artística com o X. 
Depois, da exposição, fomos até a Casa Mathilda, uma doceria portuguesa que fica ali pertinho e saboreamos um delícioso pastel de nata e travesseiro de Sintra. Tão bons quanto os da minha memória de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário